Adaptações curriculares para o aluno com deficiência auditiva
As Adaptações curriculares para atender as necessidades dos alunos com deficiência auditiva podem ser poucas e não significar alterações expressivas na programação curricular dos demais alunos
As adaptações curriculares se distinguem em dois grupos:
Adaptações Metodológicas e Didáticas
Ocorrem sobre agrupamentos de alunos, nos métodos, nas técnicas e estratégias de ensino-aprendizagem, na avaliação e nas atividades programadas. Significam que é preciso:
- Situar alunos nos grupos em que possam trabalhar melhor; utilizar métodos e técnicas de ensino aprendizagem especificas para o aluno, na operacionalização dos conteúdos
- Propiciar apoio físico, visual, verbal e gestual ao aluno de modo a permitir a realização das suas atividades escolares. Esse apoio poderá ser oferecido pelo professor, pelos colegas ou pelo professor da sala de recursos.
- Utilizar-se de atividades individuais complementares para o aluno alcançar os objetivos comuns aos demais colegas. Essas atividades poderão ser realizadas na própria sala de aula, na sala de recursos ou em casa com o auxilio da família;
- Eliminar atividades que não beneficiem o aluno ou que ele seja incapaz de realizar.
- Descartar objetivos e conteúdos curriculares que não possam ser atingidos pelo aluno, substituí-lo por outros acessíveis, significativos e básicos.
Adaptações nos Conteúdos Curriculares no Processo Avaliativo
São adaptações que devem ocorrer considerando os objetivos, os conteúdos e os critérios de avaliação para responder as necessidades de cada aluno.
Consistem essas adaptações em:
- Adequar os objetivos, conteúdos e critérios de avaliação, modificando-os de modo a considerar, a capacidade do aluno em relação ao proposto para os demais colegas;
- Priorizar determinados objetivos, conteúdos e critérios de avaliação;
- Dar destaque a objetivos referentes a deficiência do aluno não abandonando os objetivos definidos para os demais alunos mas acrescentando outros relativos ás complementações curriculares especificas para a minimização das dificuldades do aluno deficiente e que favoreça o desenvolvimento do seu potencial.
- Conceder tempo necessário para o processo ensino aprendizagem do aluno com deficiência visto que este pode alcançar os objetivos comuns aos demais aluno num tempo maior, mudar para tanto a temporalidade dos objetivos, conteúdos e critérios de avaliação.
Considerações
Antes das adaptações curriculares devem ser feita uma rigorosa avaliação do aluno considerando os aspectos: competência acadêmica; desenvolvimento biológico, intelectual, motor, lingüístico, emocional, competência social e interpessoal, motivação para o estudo que indiquem que as adaptações são realmente necessárias a sua educação. Analise do contexto escolar, familiar afim de que possa haver mudanças necessárias á educação desse aluno;
Essas avaliações devem ser realizadas pela equipe docente e técnica da unidade escolar, com orientação do corpo dirigente contando com o apoio da Secretaria de Educação.
As adaptações curriculares devem estar contextualizadas e justificadas em registros na pasta de documentos do aluno.
As atividades individuais do aluno devem ser organizadas e realizadas de modo que não prejudiquem a escolarização, a socialização e o sucesso do aluno com deficiência auditiva
As adaptações curriculares admitem as seguintes modalidades de apoio à educação dos alunos com deficiência auditiva, a serem prestadas pelas unidades escolares por meio de encaminhamento para os atendimentos e recursos da comunidade: Salas de recursos; atendimento itinerante; ação combinada entre salas de recursos/atendimento itinerante, atendimento psicopedagógico; atendimentos na área da saúde, oferecidos pela rede publica ou particular.
Antes de se preparar as adaptações curriculares e oferecer apoio ao aluno com deficiência auditiva deve se partir sempre de uma avaliação médico-psicopedagógica e de um estudo-de-caso do aluno que orientem para um encaminhamento adequado às suas necessidades especiais;
Bibliografia;
http://www.ines.gov.br/ines_livros/17/17_003.HTM. acesso em 24/04/2010
Otimo teu trabalho gostei sua criativa.
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